Quando eu comecei a trabalhar com conteúdo digital em 2010, era tudo muito novo, copywriting era exclusivo da publicidade e User Experience ainda era um termo isolado no mundo acadêmico. Tive a oportunidade de trabalhar com grandes marcas e instituições e acompanhar o amadurecimento da comunicação digital, absorvendo e aplicando estratégias de persuasão focadas no usuário.
Estratégia de conteúdo digital
Aqui, você encontra alguns dos meus principais projetos de conteúdo digital, nos quais o conhecimento do mercado, a criação de identidade e o trabalho em equipe foram essenciais para colocar ideias em movimento.
Pesquisa e adaptação do guia de linguagem inclusiva dos serviços Apple
Linguagem inclusiva não é mimimi. Quando dialogamos com o público, é preciso considerar a sua diversidade para criar conexão. Como redatora e pesquisadora, colaborei na adaptação do guia de linguagem Inclusiva dos serviços Apple para o mercado brasileiro, ajustando as diretrizes globais para o nosso contexto cultural e linguístico.
Clique nas imagens para conhecer parte do conteúdo.


Data: 2022
Design instrucional para cursos EaD do QuintoAndar
A criação de um curso online vai muito além do conteúdo: ela precisa de uma estratégia de comunicação alinhada ao design instrucional para garantir que a mensagem seja clara, envolvente e eficaz. No desenvolvimento de dois cursos para o QuintoAndar feitos a partir de videoaulas já gravadas, fui responsável por estruturar a arquitetura de informação, definir a identidade visual e criar um tom de voz que dialogasse diretamente com o público-alvo.
Clique nas imagens para conhecer parte do conteúdo.




















Data: 2023
Estudo de taxonomia para atualização do portfólio de cursos do IEL
Um dos maiores motores da competitividade na indústria brasileira não pode ser pouco competitivo, né? Neste trabalho de atualização do portfólio de cursos do IEL, estudei mercado atual e mergulhei nas ofertas educacionais da instituição, propondo uma nova taxonomia e alinhada às demandas contemporâneas. Além disso, fui responsável pela redação e revisão das fichas descritivas dos cursos com foco em clareza e persuasão.
Clique nas imagens para navegar pelo conteúdo.


Data: de março a maio de 2023
Pesquisa e redação do Guia de Governança do Portal da Indústria
Com a ampliação da presença digital das instituições CNI, SESI, SENAI e IEL, fui convidada a trabalhar, como freelancer, na redação das diretrizes de governança do Portal da Indústria, direcionadas ao público interno. Para abordar as práticas já adotadas, foi necessária uma série de entrevistas com profissionais de tecnologia, user experience e estratégia digital para conhecer a rotina de atualizações do portal e os stakeholders envolvidos. A partir de uma troca rica com a equipe, foi possível ir além das práticas já adotadas, e pude sugerir a implementação de diretrizes com base em boas práticas do mercado.
Clique nas imagens para conhecer parte do conteúdo.














Data: agosto a dezembro de 2022
Liderança criativa
Em 2021, fui convidada a montar do zero uma nova equipe de criação digital para o Sistema Indústria, com foco em EaD. Fiquei à frente da escolha do time e criei fluxos para internalizar o desenvolvimento dos produtos e reduzir custos com fornecedores.
Em dois anos, colocamos mais de 50 cursos no ar, cada um com sua própria identidade e estratégia. Mas, de tudo, meu maior orgulho foi construir uma equipe harmoniosa, movida pela inovação e pelo trabalho colaborativo.
Clique nos vídeos para conhecer alguns conteúdos produzidos.
Data: 2021 e 2022
Estudo para desdobramento de tom de voz do Sistema Indústria
Como uma instituição fala com seu público? A partir das diretrizes de tom de voz já estabelecidas pela Superintendência de Projetos Digitais, desenvolvi metodologia de desdobramento do tom de voz para os diversos públicos da CNI, do SESI, do SENAI e do IEL. O resultado foi a criação de um quadro de tom de voz específico para empresários industriais e agentes de ecossistemas de inovação ligados ao SESI, além de um guia completo sobre como aplicar a metodologia para os demais públicos.
Clique nas imagens para conhecer parte do conteúdo.












Data: janeiro e fevereiro de 2022





















